sexta-feira, 27 de abril de 2012

Brasil pedirá explicações ao Irã sobre suposto abuso de crianças.


                                 O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota,
                                      durante entrevista no Itamaraty nesta quinta (19)
                                                  (Foto: Filipe Matoso/G1)


Diplomata é suspeito de ter molestado meninas de 9 a 14 anos em Brasília.
Se houver comprovação, ele pode ser expulso; embaixada nega abuso.
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou nesta quinta-feira (19) que o Brasil enviará nota oficial à Embaixada do Irã pedindo esclarecimentos sobre a suspeita de que um diplomata do país teria cometido abuso sexual contra crianças num clube de Brasília no último sábado (14). Caso haja comprovação, o representante poderia ser expulso do Brasil.
"Recebemos as famílias das pessoas que alegaram o abuso. Vamos cobrar respostas do Irã. As acusações são preocupantes e as consideraria inaceitáveis se fossem contra diplomatas brasileiros em outros países", afirmou Patriota.
O conselheiro da missão diplomática do Irã foi acusado por pais de molestar meninas de 9 a 14 anos na piscina de um clube na Asa Sul. Segundo os relatos, ele teria acariciado as partes íntimas das vítimas. Cerca de dez meninas estavam na piscina quando foram abordadas pelo diplomata – quatro foram para a delegacia acompanhadas pelos pais.
Em nota divulgada nesta quinta, a Embaixada do Irã negou o abuso e afirmou que houve um "mal entendimento decorrente das diferenças nos comportamentos culturais".
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que enviou nesta quarta (18) ao Itamaraty as denúncias formalizadas por parte dos familiares das crianças. Como o conselheiro tem imunidade parlamentar, ele não pode ser julgado no Brasil.
Caso haja comprovação de que houve abuso, o Irã pode retirar a imunidade, liberando o julgamento no país. Uma segunda hipótese é que o diplomata retorne ao Irã. Em último caso, o Brasil pode expulsar o representante.
A assessoria de imprensa do ministério informou que a Embaixada do Irã não é obrigada a dar explicações, "mas é o costume" haver a troca de informações. Negou, no entanto, que o episódio afete a relação diplomática entre os dois países.


Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/04/brasil-pedira-explicacoes-ao-ira-sobre-suposto-abuso-de-criancas.html



Um comentário:

  1. Passando para deixar um abraço, sentimos sua falta no Perseverança.
    Abraço fraternal
    Nicinha

    ResponderExcluir